16ª Semana-2015 – GDC-Young

FLEUMÁTICO

 

SÉRIE:Qual é o Propósito de sua Vida?

 “É em Cristo que descobrimos quem somos, e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Deus [...] ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos.”

Efésios 1:11-Msg

 
Deus certamente não teria criado um ser como o homem para existir somente por um dia! Não, não… o homem foi feito para a imortalidade.

Abraham Lincoln

5. ENXERGANDO A VIDA DO PONTO DE VISTA DE DEUS.

“Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.” Tiago 4:14

O MODO DE VOCÊ ENXERGAR SUA VIDA MOLDA SUA VIDA.

O modo de você definir a vida determina o seu destino. Sua perspectiva irá influenciar o modo de você investir seu tempo, gastar seu dinheiro, usar seus talentos e valorizar seus relacionamentos. Uma das melhores formas de compreender os outros é perguntar-lhes:

COMO VOCÊ ENXERGA A SUA VIDA?

Você descobrirá que existem tantas respostas diferentes quanto existem pessoas. Já me disseram que a vida é um circo, um campo minado, uma montanha russa, um quebra-cabeça, uma sinfonia, uma jornada e uma dança.
As pessoas dizem “A vida é um carrossel: algumas vezes você está em cima, outras em baixo, e algumas vezes você fica apenas dando voltas”, ou “A vida é uma bicicleta de dez marchas, com engrenagens que nunca usamos”, ou “A vida é um jogo de cartas: você tem de jogar com o que lhe deram”.

Se eu perguntasse como você imagina a vida, qual figura lhe viria à mente? Tal imagem é a sua metáfora de vida. É a visão da vida que você tem, consciente ou inconscientemente. É a sua descrição de como funciona a vida e o que você espera dela. As pessoas frequentemente expressam suas metáforas de vida através de roupas, joias, carros, penteados, adesivos e até mesmo tatuagens.

Sua velada metáfora de vida influencia sua vida mais do que você percebe. Ela determina suas esperanças, valores, relacionamentos, metas e prioridades.

Por exemplo:
• Se você pensa que a vida é uma festa, seu principal valor é divertir-se.
• Se você vê a vida como uma corrida, certamente valorizará a velocidade e provavelmente estará apressado a maior parte do tempo.
• Se você vê a vida como uma maratona, valorizará a resistência.
• Se você vê a vida como uma batalha, ou um jogo, vencer será muito importante para você.

Qual a sua visão da vida?
Você pode estar baseando sua vida em uma metáfora falha. Para cumprir os propósitos que Deus lhe deu, você terá de contestar o pensamento convencional e substituí-lo pelas metáforas bíblicas da vida.

A Bíblia diz: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus…”
(Romanos 12:2 – NTLH)

A Bíblia oferece três metáforas que nos ensinam a visão que Deus tem da vida:

  1. A vida é um teste
  2. A vida é uma incumbência de confiança
  3. A vida é uma atribuição temporária.

Essas ideias são os fundamentos da vida dirigida por propósitos.

1. A VIDA NA TERRA É UM TESTE.
Essa metáfora de vida é vista em histórias ao longo de toda a Bíblia. Deus continuamente testa as pessoas quanto ao caráter, fé, obediência, amor, honestidade e lealdade. Palavras como “provações”, “tentações”, “refinar” e “testar” ocorrem mais de duzentas vezes na Bíblia.

  •  Deus provou Abraão ao pedir-lhe que oferecesse seu filho Isaque.
  •  Deus provou Jacó, quando ele teve de trabalhar outros tantos anos para obter Raquel como esposa.
  • Adão e Eva foram reprovados no teste do jardim do Éden, e Davi o foi em testes dados por Deus em diversas ocasiões.

Mas a Bíblia também nos dá muitos exemplos de pessoas que passaram em grandes testes, tais como José, Rute, Ester e Daniel.

Os testes tanto desenvolvem quanto manifestam o caráter de alguém, e toda a vida é um teste. Você está sempre sendo testado. Deus constantemente observa sua reação às pessoas, problemas, sucesso, conflitos, enfermidades, decepções e até mesmo em relação ao clima!

Um teste muito importante é verificar qual a sua atitude quando você não consegue sentir a presença de Deus em sua vida. Às vezes Deus se retira intencionalmente, e não sentimos mais sua proximidade. Um rei chamado Ezequias experimentou esse teste (2 Crônicas 32:31 – NVI).

Uma vez que tenha compreendido que a vida é um teste, você percebe que nada é insignificante na vida. Mesmo o menor incidente é relevante para o desenvolvimento de seu caráter. Cada dia é importante, e cada segundo é uma oportunidade de crescimento para aprofundar o caráter e demonstrar amor ou dependência de Deus.

A boa notícia é que Deus quer que você passe nos testes da vida, então ele jamais permitirá que você enfrente testes maiores que a graça que ele lhe concede para lidar com eles.

A Bíblia diz:… mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar.” (1 Coríntios 10:13 – NTLH)

Tiago diz:Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam..” (Tiago 1:12 – NVI)

> Você acha que em algum momento já foi provado? Quando? E qual o resultado?
> Escolha um ou dois (de acordo com o tempo que ainda tem) para compartilhar com o grupo.

 
 
 DESAFiiiOOO! “APROVADO – REPROVADO!…”

Esta semana iremos ler, analisar e comentar… É CLARO! No ZapZap! A história de dois personagens Bíblicos: Um Aprovado e o outro Reprovado.
Jó Cap.1, 2 e 42.
1 Samuel Cap. 1 a 4

Programado para Terça-feira 05/05/2015.
Fonte: http://pt.slideshare.net/paulopooljr/uma-vida-com-propositos?related=1

Adaptado Por: Pr.Gilberto Luis Cunha.

Deixe uma resposta