23ª Semana-2017 – GDC Adult & Young

UMA NAÇÃO QUE CHORA. 

(Última Parte)

III. AS RESPOSTAS DIVINAS ÀS ATITUDES DO POVO
1. “Ouvirei dos céus” (v. 14).

  • A primeira recompensa pelas atitudes mencionadas acima é ter suas orações ouvidas e atendidas pelo Senhor. O nosso Deus responde às orações daqueles que o temem (Sl 145.19). Para esses, o seu ouvido não está agravado, mas aberto (2 Cr 7.15; Is 59.1).
  • Jesus ensinou a respeito de um Pai amoroso que está sempre pronto a dar boas dádivas a seus filhos e incentivou seus discípulos a pedir e buscar a Deus, incessantemente, sem desfalecer (Lc 11.9; 18.1-7), porque Deus ouve e vê até o que está em secreto (Mt 6.6;Jo 9.31).

2. “Perdoarei os seus pecados”.
A segunda resposta do Senhor ao povo seria o perdão. Davi conhecia a longanimidade e misericórdia divinas, porquanto havia experimentado a graça do perdão divino. Por isso, escreveu que o Senhor está pronto a perdoar àqueles que o invocam (Sl 86.5).

Talvez como nação precisamos confessar nossos pecados e pedir perdão à Deus.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.9).

3. “Sararei a sua terra”.

  • A terceira resposta divina diz respeito ao nosso sustento. Deus não está preocupado apenas em salvar nossa alma e espírito, Ele sabe que necessitamos nos alimentar, vestir, morar, ou seja, de ter nossas necessidades básicas supridas.
  • No caso de Israel, sua sobrevivência dependia de chuvas que regassem a terra, que produzia o fruto para a alimentação do homem e dos animais. Deus disse a Salomão que, se o povo abandonasse os seus maus caminhos, Ele tornaria a abençoar a terra, a fim de que o pão de cada dia fosse garantido ao povo.
  • O Brasil além da vergonha moral, passa pela pior recessão de todos os tempos, porém, Deus pode mudar a história dessa nação! Poderemos SIM ser uma grande potência, não apenas espiritualmente falando, mas também política e econômica.
  • Jesus ensinou que o Pai conhece as necessidades humanas e deseja supri-las (Mt 6.31,32). O Senhor cuida daqueles que o amam e o obedecem. Além disso, há uma interpretação espiritual desta passagem. “Sarar a terra”, voltando a enviar chuvas, trata-se também de uma renovação espiritual do povo e do envio do Espírito Santo (Jl 2.28-32).

CONCLUSÃO
Embora o texto bíblico desta lição fora dirigido a Isra¬el, sua aplicação pode ser feita aos crentes de todas as épocas e também à todas as nações, isso inclui o BRASIL.

Portanto, Igreja de Cristo, NAÇÃO BRASILEIRA, humilhe-se, retorne ao Senhor, converta-se de seus maus caminhos, busque a presença divina continuamente, a fim de que o nosso Deus, segundo as suas riquezas, supra todas as nossas necessidades em glória, por Cristo Jesus (Fp 4.19).
 

NA PRÓXIMA SEMANA:PORQUE EU DEVO QUERER JESUS AGORA? – 1ªParte

Data de Aplicação: 28/06/2017



Fonte:https://arautodecristo.com/2012/07/23/estudo-biblico-se-meu-povo-orar-deus/

Adaptado: Pr.Gilberto Luis Cunha.

Deixe uma resposta